O que é a Dengue e como Previnir as Picadas do Mosquito?
Dengue - Visão geral

A dengue é ocasionada por vírus transmitidos de pessoa para pessoa através da picada de mosquitos Aedes aegypti, constituindo uma das enfermidades infecciosas mais comuns transmitidas por insetos-praga. Este mal prevalece em regiões tropicais ao redor do mundo, abrangendo a América do Norte, Central e do Sul, assim como a Austrália, África e Ásia.

O vírus da dengue manifesta-se em quatro formas distintas. A sobrevivência após uma infecção por uma dessas formas não previne nem reduz o risco de contrair as demais. No entanto, adquire imunidade para a forma em que esteve infectada. Ademais, as viagens aéreas e terrestres contribuem para a disseminação dos vírus da dengue entre áreas densamente povoadas nos trópicos, com novos casos de dengue confirmados anualmente em viajantes que retornam após visitas a áreas endêmicas tropicais e subtropicais.

Os sintomas da dengue englobam febre alta, dores de cabeça intensas, dores nas articulações e músculos, náuseas e erupções cutâneas. Caso ocorra uma erupção cutânea, esta se manifesta de 3 a 5 dias após a febre, geralmente iniciando no tronco e expandindo-se para os membros e rosto. A infecção por dengue nem sempre demanda hospitalização, porém, em muitos casos, torna-se bastante séria, desencadeando uma enfermidade hemorrágica grave, por vezes fatal, denominada Febre Hemorrágica da Dengue (FHD).



Perguntas frequentes sobre a dengue

O que é dengue e como é transmitida?
A dengue tornou-se a arbovirose mais comuns do mundo. O vírus é transmitido por mosquitos Aedes aegypti que picam durante o dia e tendem se alimentar de pessoas. Existem quatro cepas diferentes do vírus, e a infecção por uma cepa confere imunidade contra essa cepa, mas não contra as outras, então múltiplas infecções são possíveis ao longo da vida. A infecção pelo vírus da dengue causa uma variedade de sintomas, desde infecções subclínicas e sintomas semelhantes aos da gripe até a forma hemorrágica grave e fatal. Porém, como a maioria das infecções causa doenças leves e não são relatadas, o número real de casos pode ser cinco ou dez vezes maior do que isso.

A dengue tem um período de incubação de 3 a 14 dias, após o qual ocorre o início dos sintomas: febre alta, dor de cabeça frontal intensa, dor nas articulações e músculos. Alguns pacientes desenvolvem uma erupção cutânea que se espalha do tronco para os braços, pernas e rosto. Cerca de 1% dos casos se transformam em formas hemorrágicas mais graves. Pacientes mais graves podem desenvolver sintomas hemorrágicos, como hematomas, sangramento pelo nariz e pela boca, insuficiência circulatória, choque e morte. A taxa de letalidade dos casos de febre hemorrágica é de cerca de 5%.

Mosquito Aedes Aegypti



Há dengue ao redor do mundo?
A dengue é endêmica na maioria dos países do Pacífico Sul, Ásia, Caribe, bem como em regiões tropicais das Américas e da África. Houve casos ocasionais de dengue nos Estados Unidos associados a surtos no México; um surto de 2001 no Havaí provavelmente foi importado por viajantes do Pacífico Sul.

Estou viajando para uma área onde há dengue. Como posso me proteger?
Como não há tratamento específico disponível para a dengue, você deve tomar medidas para evitar picadas de mosquito. O vestuário e demais equipamentos impregnados com o spray Armour Protect é comprovadamente eficaz para repelir mosquitos, sendo uma boa opção para ajudar a proteger-se da dengue. Recebemos feedback positivo de viajantes que usam nossos produtos repelentes de insetos de todas as regiões do Brasil.

Ouvi dizer que o aquecimento global pode levar a um aumento da dengue em todo o mundo. Isso é verdade?
Várias previsões foram feitas sobre mudanças na distribuição da dengue com os modelos atuais de mudança climática. No entanto, há outros fatores também importantes para a expansão da doença como negligência no controle do mosquito, no saneamento básico e no tratamento dos doentes que são importantes fontes de infecção quando são picados por mosquitos ainda não infectados.